UA-190766377-1
top of page

Neymar pode ficar fora da Copa por acusação de corrupção? Advogado explica!

Atualizado: 25 de out. de 2022



Craque da Seleção Brasileira e do PSG, Neymar passará por julgamento na próxima semana por acusações de corrupção. Segundo a 'Reuters', o Grupo DIS e a FAAP entraram com processo e pediram a prisão do atacante, o que inviabilizaria a participação do jogador na Copa do Mundo. Professor da FGV, Davi Tangerino explicou o caso.


O grupo DIS, que detinha 40% dos direitos econômicos de Neymar, e a Federação Associações de Atletas Profissionais alegam que o jogador, junto com Barcelona e Santos, mentiu sobre os valores da transferência entre os clubes, em 2013. Os autores do processo também pedem multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 54,2 milhões).

O ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues, os ex-mandatários do Barcelona Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, e o pai de Neymar também estão sendo processados. No entanto, a defesa do atacante afirmou que o crime ao qual o atleta está sendo acusado, 'corrupção particular', não existe no Brasil. Davi Tangerino comentou o assunto.


- O Brasil não criminaliza corrupção entre particulares. Não é possível aplicar à lei brasileira a um fato espanhol, porque a lei brasileira criminalizando a corrupção privada não existe. Embora exista o crime de corrupção privada na Espanha, como nós não temos essa previsão idêntica no Brasil, é impossível a sua aplicação no território nacional - explicou Tangerino.

Como Advogado Internacional, Michael Monteiro, informa que no Brasil não existe extradição para brasileiro nato, que é o caso do Neymar e que em uma eventual condenação o que me parece difícil de ocorrer, ele não poderia cumprir pena na Espanha. Como explicado acima este crime não existe no Brasil e ele apenas foi chamado para depor dentro do processo, ou seja ainda tem muitas águas para rolar e ele precisa trazer o Hexa, então dificilmente sofrerá qualquer sansão ainda mais porque o crime que ele é acusado, é difícil de se provar.

Por LANCE! Fonte: www.lance.com.br

 

Dr. Monteiro. Advogado, Professor, Mentor, Cientista Político, Especialista em Direito Público c/ Ênfase em Gestão, Especialista em Direito Eleitoral, Mestre em Direito das Relações Internacionais, Presidente da Comissão de Prática Jurídica da OAB/AM, atuando ainda nos órgãos federais e outras entidades da administração pública direta e indireta, formado em Administração e Direito, busca sempre aperfeiçoamento em suas áreas, conhece bem as dificuldades do empresariado e da população, por isto tem um notório conhecimento como consultor jurídico, administrativo e financeiro, tendo sido ainda gerente bancário por 05 (cinco) anos, bem como é Autor de diversas Obras Jurídicas.


Áreas de Atuação Jurídica

Direito Internacional, Consumidor, Eleitoral, Criminal, Empresarial, Administrativo, Bancário, Cível e Previdenciário.

 

Confira nossas Redes sociais:






Adquira nossos Livros:

















0 visualização0 comentário
bottom of page